terça-feira, 27 de outubro de 2009


CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo, parte de uma reflexão mais ampla em desenvolvimento, encontra nas dificuldades encontradas em sala de aula seu ponto de partida, fazendo desse desafio o eixo central para o desenrolar de sua reflexão.
Como bem mencionado, a educação é o meio apto para que o ser humano se desenvolva integralmente. E a escola é o local concreto que abriga a educação e a traduz em conhecimento.
A escola é o cenário que dá espaço à grande trama educacional, sendo seus protagonistas o professor e o aluno. Estes, na cotidianidade vivenciada, têm inúmeras interações que podem contribuir ou não para o êxito da educação.
O artigo reflete sobre duas questões pontuais: o professor como pessoa e motivação do professor, somada ao trabalho coletivo.
O trabalho com o professor prefigura o pensamento de que, ao se pensar no professor, ícone de grande importância em sala de aula, muito se poderá colaborar com um melhor desenvolvimento das aulas que, consequentemente, ajudará na busca da construção do conhecimento.
A partir da pesquisa feita concluiu-se que o professor que busca se auto conhecer e se auto avaliar a partir das autobiográficas, maior clareza terá de sua prática educativa, podendo, assim, perceber o como sua história pessoal influência em seu hoje, ao mesmo tempo em que possibilitará uma avaliação de si e um reestruturar-se de forma que possa vir a corresponder melhor na profissão por ele exercida.
Outro ponto a que se chegou foi o de que a motivação é um elemento central e extremamente importante ao professor. Ele precisa se sentir professor em suas ações diárias para que adquira posicionamentos que condigam com o que prega. Para isso, faz-se necessário que ele encontre dentro de si as reais motivações que o fazem acreditar na educação, não obstante todos os desafios que ela apresenta.
Conectado ao pensamento anterior, encontra-se o trabalho coletivo como forma de ajuda mútua e encontro, em conjunto, de soluções para as inimagináveis dificuldades apresentadas no concreto da educação.
Assim sendo, encontra-se na palavra troca o substantivo adequado para ser vivenciado diariamente entre os professores e os profissionais da educação, como possibilidade de um trabalho com mais eficiência.
O artigo não deseja exaurir em si o tema, mas sim ser um caminho para outras e mais aprofundadas reflexões sobre a real dificuldade que muito preocupa, mas que não pode ser encarada como um problema inacessível ou impossível de se encontrar uma solução.






















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