terça-feira, 27 de outubro de 2009

AUTOBIOGRAFIAS, MOTIVAÇÃO E TRABALHO COLETIVO: FATORES QUE COLABORAM COM A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EFETIVA


INTRODUÇÃO

A Educação, no primeiro momento, remete ao entendimento de que esta é um instrumento de inserção do indivíduo à sociedade, sendo um processo iniciado nos primeiros anos da vida do homem. A esta visão agregou-se ao pensamento de que o aluno é um ser integral e provido de experiências além da sala de aula, sendo este pensamento resguardado pelo homem contemporâneo. Mas, e o professor?
Diante desta questão, o presente artigo promove uma reflexão não exclusivamente ao profissional docente, mas ao indivíduo com experiências de vida, credibilidade na educação e sujeito aos desafios da docência, que atua como professor.
Ao olhar para o professor como um indivíduo, torna-se necessário refletir sobre as consequências de não se pensar, de forma holística, no docente como um ser em contínua construção e, como o aluno, provido de experiências pessoais. Considerando o professor um ser com experiências próprias, o artigo mostra que a relação professor-aluno pode se fragilizar com o choque entre as experiências pessoais, que também é afetada pelo confronto entre os princípios do professor e a sistematização da instituição educacional.
Sendo assim, torna-se pertinente ressaltar a importância do professor compreender quem ele é, suas limitações e potencialidades, pois esta reflexão pode reduzir os conflitos em sala de aula mediante a segurança que o professor terá de si para, consequentemente, obter uma projeção no indivíduo aluno.
Inevitavelmente, o artigo caminhará para a necessidade de considerar o professor como um ser com vontades, desejos e anseios que, geralmente, não são considerados pelas instituições escolares, culminando em um respeito limitado para com o educador somente como profissional, esquecendo-se do ser que faz da educação a sua vida. Estes aspectos emocionais em foco poderiam promover uma maior motivação na prática destes profissionais, tornando-os agentes cooperativos no ambiente escolar.
Por fim, este trabalho é parte integrante de um estudo aprofundado sobre “A relação professor-aluno como fator contribuinte para a educação”, que ainda está em desenvolvimento.

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